A expressão realidade virtual é cada vez mais usada e explorada nos dias que correm. O mundo aposta no avanço da tecnologia e, por isso mesmo, existem hoje cada vez mais objectos e dispositivos que assumem a função de interface e que permitem ao indivíduo experimentar novas realidades. O imaginário da realidade virtual é hoje criado, recriado e descoberto por cada indivíduo que entra neste universo.
A realidade virtual é considerada um modo de visualização, manipulação e interacção com computadores, onde se substituem ecrãs por projectores e teclados por luvas de dados que controlam os movimentos do utilizador.
Com o avanço tecnológico dos equipamentos computacionais, existem hoje inúmeros interfaces homem-computador que permitem ao indivíduo experimentar diversos ambientes virtuais em tempo real, interagindo com os mesmos. O objectivo é viver experiências num outro mundo, movimentando-se, fazendo escolhas e manipulando objectos.
Através da percepção e da imagem captada o cérebro constrói um modelo que designamos de realidade. Na realidade virtual são criados mundos tridimensionais, onde cada um de nós pode interagir com diversos objectos e adquirir novas sensações. Mundos sensoriais onde a criatividade abre portas para o futuro.
Conceitos chave da Realidade Virtual:
-Imersão: sensação do utilizador estar embutido num dado ambiente simulado. A simulação pode apelar ao estimulo de diversos sentidos e até mesmo incentivar movimentos corporais de forma a atingir determinado objectivo.
-Imersão mental: estado de concentração profunda em que uma pessoa está comprometida com algo.
-Imersão física: uma pessoa está dentro de um meio que é capaz de estimular os seus sentidos através da tecnologia.
Sem comentários:
Enviar um comentário